quarta-feira, 13 de abril de 2011

Resíduos Sólidos em Regiões Urbanas

É característica tanto dos municípios de pequeno porte (população inferior a 20.000 habitantes), quanto naqueles de médio e grande porte dos países em desenvolvimento, apresentarem, respectivamente, maiores quantidades de resíduos orgânicos na massa do lixo urbano gerado.

No Brasil, a composição típica média do lixo nos municípios de pequeno porte apresenta 65% de resíduos orgânicos (sobras de alimentos, folhas, etc.), 15% de materiais potencialmente recicláveis (papéis, papelão, vidros, plásticos e metais) e, 20% de rejeitos (terra, pedra, madeira, osso, trapos, borracha, couro, etc.). Obviamente existem exceções, a exemplo daqueles municípios extremamente pobres.

Um exaustivo trabalho de pesquisa, efetuado pela Universidade Federal de Viçosa – LESA, "in loco", em mais de 300 municípios de pequeno porte do Estado de Minas Gerais (de todas as regiões fisiográficas), mostrou que, em Minas, esses municípios geram média de 66,8% de resíduos orgânicos, 23,9% de materiais potencialmente recicláveis e 9,3% de rejeitos iniciais. Este estudo foi realizado dentro do "Programa Minas Joga Limpo", sobre o qual comentaremos a seguir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário